SOBRE O BLOG

Este é um blog independente, de responsabilidade da maioria dos Conselheiros Eleitos da PETROS, com o objetivo de informar, levantar ideias e propostas, debater e atualizar assuntos de interesse dos participantes da PETROS.


15 comentários:

  1. Caros

    Os senhores também deveriam cobrar com mais energia explicações sobre os grandes prejuízos que o sistema vai apresentar esse ano. Como por exemplo : Tínhamos em 2012 R$ 708 milhões aplicados no Vitoria Asset( Banco BVA ) que o banco Central decretou o fechamento. Quanto vai ser o montante do prejuízo? Como investimos tanto dinheiro sem garantias? O quê a Petros está fazendo para que esse fato não ocorra novamente? Outro caso, investimos milhões na OI ( dos Srs Jereissati) que quase faliram a empresa e agora foi "comprada"pela Portugal Telecom, qual vai ser a parte da Petros na nova empresa? Novamente quanto vamos ter de prejuízo?

    ResponderExcluir
  2. Estimados conselheiros eleitos por nós participantes, faço minhas as colocações do Anônimo, postada acima em 05/10/13 e que foi notícia no na Folha de São Paulo do dia 19/01/2014, próximo passado. Muito apreciaria fosse abordado o assunto pelos meus representantes nos Conselhos Fiscal e Deliberativo da Petros, a respeito deste e outros assuntos que mereçam ser destacado neste BLOG. Certos de que seremos atendidos, o meu respeitoso abraço e cordiais saudações.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, companheiros!
    O nosso Blog está congelado. Já estamos em 2014. O blog está pedindo por favor pra ser atualizado.

    ResponderExcluir
  4. Vcs da Petros sao muito cara de pau ao ficar ao dizer que nao tem recursos para liquidar o fundo de retirada da PQU.
    Vcs tiveram 6 anos para se adequar, para quando a Previc homologou em 08/12 , que deveria ocorrer no maximo em 90 dias a distribuiçao das cartas de opcao para os contribuintes, mas nao sei se por INCOMPETENCIA OU MA FE, ESTAO EMPURRANDO COM A BARRIGA, ALEGANDO QUE AS TRANFERENCIAS ENTRE OS FUNDOS, QUE JA OCORREU NO PASSADO ESSE MARAVILHOSO CONSELHO NAO APROVOU, REGUARDANDO OS PARTICIPANTES PARA NAO TERM PREJUIZOA, ENQUANTO NOS DA PQU ESTAMOS TENDO PERDAS CONSTANTES, DEVIDO A INCOMPETENCIA TANTO DA DIRECAO COMO DA PRESIDENCIA DA PETROS.

    ResponderExcluir
  5. cOM TODA RAZÃO, SOU SOLDÁRIO A SEUS COMENTÁRIO. IGUALEMNTE ACONTECE COM A COPESUL/BRASKEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/groups/sindipetrorj.associados/

      Excluir
    2. Lamentável que alguém de inscreva como anônimo

      Excluir
  6. No interior da fábrica COPESUL/BRASKEM. Em 2007 começaram com reuniões sobre a retirada do patrocinio, de como seria conduzido. A petros não se organizou todo este tempo. E ao ser homologado em 2012 nada tinha de programado, de organização para cumprir dentro do prazo estipulado. Que fez todo este tempo? agora alegam que os ativos não estão sendo suficientes. Porque toda esta enrolação.

    ResponderExcluir
  7. Li um noticiário que a empresa Lanxess quer substituir a Petros da administração do Plano de Previdência, por outra operadora de previdência privada.
    A Petros poderia participar da seleção tentando continuar.
    A empresa não esta satisfeita com a Petros, porque quer trocar a administração dela. Se a empresa receber da Petros o desrespeito que nós os participantes do Plano Petros-PqU recebemos da direção da Petros, que promete e nada cumpre para a retirada de patrocínio. A gestão com desrespeito aos participantes gera descontentamentos. Dentre as patrocinadoras da Petros noto que só a Petrobrás pode opinar e cobrar qualidade de gestão.
    As patrocinadoras parecem perceber e enxergar que a troca da gestora do plano seria uma boa alternativa. Quando as demais patrocinadoras notarem tais procedimentos, pode ocorrer uma saída maciça em prejuízo da Petros.
    A Petros, com a conivência e apoio do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo tentará vetar o direito da Lanxess, ao invés de melhorar a gestão ?
    Nós do Plano Petros PQU, fomos prejudicados pela administração da Petros, incluindo Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo. Todos nós, participantes do plano PqU, temos consciência dos prejuízos que estamos vivendo em função do atraso da solução da retirada, motivada pela Diretoria e Conselhos da Petros.
    Laercio Bermudes 040.948-1
    Abaixo, trecho da Lanxess, sobre o assunto citado:
    LANXESS
    A “saúde” do Plano é que garante a tranquilidade aos1.826 participantes e à patrocinadora. Estamos falando de tranquilidades diferentes obviamente, pois os 1.684 assistidos do plano já tem nele uma garantia de aposentadoria plena.
    Quando a LANXESS fala em “Ajustes na estrutura de gestão”; “proteger o patrimônio e a saúde financeira”; “reduzir a exposição a riscos atuariais”, entre outras intenções, estas são em tese as mesmas intenções e preocupações dos participantes.
    Apesar de haver interesses comuns, eles são incomparáveis na sua intensidade.
    Se para assegurar maior segurança no plano for preciso trocar o administrador, também os participantes devem participar deste processo.
    Esperar uma simples concordância dos participantes é pedir demais, principalmente pelo comportamento da empresa nos últimos anos. Uma empresa que ataca direitos históricos e demite dirigentes sindicais, não pode esperar que haja, por parte dos trabalhadores participantes, uma plena confiança. Muito antes pelo contrário.
    Reunião com a PETROS
    No mesmo dia da reunião com a LANXESS conseguimos reunião emergencial com a PETROS que, em resumo, defendeu a sua permanência na administração, mas reconhece o direito da empresa em escolher outra administradora. Este posicionamento ocorreu, no entanto, antes da posição da LANXESS ser analisada pelo conselho.
    Reuniões de esclarecimento
    Aqui em Triunfo, a LANXESS está chamando para reuniões que ocorrerão nos dias 26 e 27 de março em Porto Alegre no Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514), das 10 às 12 horas.
    DEFESA DO PLANO - O SINDIPOLO está avaliando juntamente com o jurídico a situação. A experiência acumulada sobre a questão de previdência complementar – PETROS nos permite, neste momento, ter cautela.Questionamentos a respeito podem ser encaminhados ao email do Sindipolo: sindipolo@terra.com.br.
    Participaremos no dia 26 de março da reunião em Porto Alegre. É preciso estar atento às chamadas do Sindicato, pois discussões e ações poderão ser chamadas a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  8. PT, quem te viu e quem te ve.
    Fases do PT:
    Primeiro, Partido dos Trabalhadores (PT);
    depois Perda Total (PT);
    agora Privatiza Tudo (PT).

    http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/1698050-governo-quer-abrir-o-capital-de-algumas-companhias-publicas-diz-levy-a-jornal

    ResponderExcluir
  9. Governo preparou-se com antecedência para CPI dos fundos de pensão | Blog Beth Cataldo da Rede Globo


    image





    Governo preparou-se com antecedência para CPI dos fun...
    A autorização para que seja criada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os fundos de pensão, um dos gestos de retaliação ao governo do pr...
    Visualizar em g1.globo.com


    ResponderExcluir
  10. No deficit técnico do PPSP em 2014 anunciado em R$ 6 bi está incluída provisão para pagar as ações judiciais contra a PETROS sobre os níveis já transitadas em julgado, ou só está computando os pagamento dos acordos para quem não entrou na Justiça ou ainda não ganhou a causa ?

    ResponderExcluir
  11. Srs. há alguma cartilha clara e objetiva, se possível com uma planilha, que oriente o beneficiário para fazer seus cálculos sobre a suplementação da petros? Se possível, onde encontrar.? Grato.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, gostaria de saber, do Conselho Deliberativo da Petros, quem votou contra e quem votou a favor da REJEIÇÃO do parecer do Conselho Fiscal da Petros e por consequência aprovação das contas de 2015.
    sds,

    ResponderExcluir